Menu vertical
Engenharia Geotecnica
Consultoria Técnica
Atividades
Atuação
Escopo Trabalho
Consultoria via Skype
Principais Clientes
Biblioteca
Glossário
Manual
Vídeos
Arquivos Restritos
Cursos Academia TriGeo
Artigos
Artigos
Notícias
Downloads
CONTATO - SAC
Inscreva-se nos Cursos!
 
Artigos
02/07/12
Muros de Arrimo - Os Mitos e Realidade

Muros de Arrimo - Os Mitos e Realidade

 
Os solos reforçados são hoje as melhores soluções para muros, contenções e estabilização de taludes.

Os muros convencionais de blocos de concreto com contrafortes e, principalmente, os muros de concreto armado estão condenados ao desuso.

O custos envolvidos na execução dos muros convencionais com uso de concreto e blocos apresentam custos elevados quando comparados com as soluções modernas ainda pouco conhecidas, principalmente, na industria de construçao de residencias ou moradias, memos populares

Esta nova situação de mercado vem se desenvolvendo há mais de 15 anos pelas seguintes razões o preço do cimento em alta e mais recentemente do pedreiro.

Em contrapartida a tecnologia dos solos reforçados vêm ganhando adeptos com aumento de empresas fornecedoras de materiais e de mão de obra e ainda é um grande nicho de mercado para existentes além de uma enorme possibilidade para novos empreendedores.

Neste texto queremos destacar as oportunidades para as duas pontas do sistema produtivo os clientes que preciasm executar os muros de arrimo e os construtores que executam e ou poderão vir a ser executores de muros de arrimo, contenções e estabilização de taludes. Além dos projetistas de edificaçoes residenciais, comerciais e industriais.

Trata-se de um produto ainda novo para o mercado da construção civil de medias e pequenas obras mas, estremamente promissor.

Exatamente porisso, desenvolvemos quatro curso, com objetivos de desenvolver a aplicação desta tecnologia e por que não dizer da engenharia geotécnica para médias e pequenas obras civis.

Nosso cursos tem seguintes temas: terraplenagem, deslizamentos de solos, souçoes de contenções, muros em aterro reforçado e solo grampeado.

Em nosso site o leitor poderá encontrar mais de 16 cursos para técnicos, engenheiros e arquitetos e outros interessados pelo assunto.

O objetivo do curso é de habilitar o interessado em reconhecer os riscos de problemas geotécnicos e, oferecer soluções modernas e de baixo custo.

O dimensionamento (calculo) de muros ou contenções é há nosso ver o problema menor. Pois o grande problema é definição dos parâmetros e outros condicionantes geotécnicos para a fundação, os solos de aterro, e ou os remanescentes de escavação.

Apesar de serem indispensáveis os cálculos de dimensionamento dos muros de arrimo, cujas metodologias são apresentadas em nossos cursos são igualmente importantes uma serie de atividades que conjuminam no que chamamos de projeto geotécnico do muro de arrimo.

Sem um projeto geotécnico completo e uma execução em atendimento ao mesmo teremos uma obra de elevado risco de insucesso e ou onerosa ao proprietário.

Ainda é muito comum, em terrenos pequenos de 100 a 2000 m2 (populares e de alto nível) para residências utilizarmos muro de arrimo de até 3 a 4m de altura, construídos por pedreiros com broca, pilares e mão francesa achando que estamos seguros e aplicando bem o dinheiro.

Trata-se de um mito, pois a realidade é outra estamos gastando mal e correndo riscos enormes.

Nossa afirmação e produto de nossas experiências de mais de mais e 30 anos trabalhando com muros de arrimo. São mais de uma centena de casos de insucessos deste tipo de muros.

Além das perdas de recursos significativos proporcionalmente para o montante da obra. E, os casos, de exageros com uso de concreto trazendo aos envolvidos uma falsa segurança.

Mas, parece-nos que projetistas e clientes estão começando a perceber um caminho melhor, talvez pelos custos do cimento e ou do concreto.

Em nossos cursos é palestras orientamos que os muros de blocos e concreto estão superados. E, que agora é a vez dos muros de solos reforçados.

Aos interessados da cadeia produtiva de muros de arrimo recomendamos o estudo desta “nova” tecnologia sendo o ideal fazer nossos cursos para entender e poder equacionar o problema geotécnico desde a sondagem até solução de muro e ou contenção mais segura e econômica.

Também podermos orientar os interessados para desenvolver o projeto e execução destes novos procedimentos de engenharia na certeza que são soluções cada vez mais promissoras à medida que mais desenvolvemos a capacidade operacional deste setor do mercado da construção civil.


Eng. Mauro Hernandez Lozano
www.dynamisbr.com.br

Arquivos Restritos
Login:
Senha:
 
Mala Direta
Digite seu e-mail para receber informativos

TriGeo Engenharia Geotécnica LTDA ME

Desenvolvido por Tudonanet