Menu vertical
Engenharia Geotecnica
Consultoria Técnica
Atividades
Atuação
Escopo Trabalho
Consultoria via Skype
Principais Clientes
Biblioteca
Glossário
Manual
Vídeos
Arquivos Restritos
Cursos Academia TriGeo
Novidades
Artigos
Notícias
Downloads
Cadastre-se
Inscreva-se nos Cursos!
 
Novidades
09/05/12
A Melhor Solução de Muro de Arrimo - Econômica e Segura

Atualmente a melhor solução de arrimo para um desnível causado por uma obra de terraplenagem é o solo reforçado.

 
A implementação de muros de arrimo em solo reforçado, em via de regra, além de segura é a mais econômica. E, também, ecológica, pois pode ser projetada com paramentos ou face vegetal.
Esta tecnologia é conhecida e utilizada mundialmente há mais de dez anos. Entretanto, no Brasil, sua aplicação em escala é recente.
 
Trata-se de tirar o maior partido da resistência dos solos e, em que este não é competente, resistência à tração, utilizar um elemento de reforço. Daí a denominação de solo reforçado.
Os reforços podem ser de diversos tipos. Entre os mais empregados atualmente destacam-se os geotêxtil, geogrelha, malhas de aço e vergalhão de aço com nata de cimento (chumbador).
Hoje estes elementos de reforço estão mais acessíveis, pois existem diversas empresas produtoras ou fornecedoras o que permite utilizá-los de forma mais conveniente à sociedade.
Deve-se subdividir a solução em solo reforçado em situações: de aterro e de corte.
 
Nos casos de aterro os elementos de reforço são planares e fornecidos em rolos, no caso do geossintéticos ou peças, caso das malhas de aço. Estes, por sua vez, são estendidos horizontalmente sobre camada de aterro após a devida compactação.
 
Em reforços de corte os elementos de reforço são implantados no maciço remanescente da escavação a ser reforçado através de uma perfuração com diâmetro de cerca de 7 a 10 cm onde é inserida uma barra de aço e em seguida injetado nata de cimento sob pressão.
 
Os espaçamentos entre os elementos de reforço, profundidades e suas propriedades de resistência são determinadas através de procedimentos de cálculos de dimensionamento.
A determinação da resistência dos solos é fundamental para segurança e economia da obra de solo reforçado, pois é em função dela que se dimensiona o reforço necessário e se atinge o sucesso da solução de desnível.
 
É fundamental, também, o controle tecnológico de todos os elementos que conferem resistência ao sistema solo e reforço.


Fonte: Engº Mauro Hernandez Lozano
Arquivos Restritos
Login:
Senha:
 
Mala Direta
Digite seu e-mail para receber informativos

TriGeo Engenharia Geotécnica LTDA ME

Desenvolvido por Tudonanet